Problemas e soluções no recebimento de e-mails

Um endereço de e-mail é necessário em seu cadastramento. Assim você poderá, por exemplo, esclarecer suas dúvidas mesmo fora do horário de aula, através da troca de mensagens. Você também poderá receber sua senha por e-mail, caso a esqueça.
Esta seção foi criada para ajudar os alunos a evitar problemas no cadastramento e no recebimento de e-mails.
Se você não está recebendo e-mails, talvez seu problema seja um dos cinco relacionados abaixo. Leia-os atantamente e observe as respectivas soluções:
 

1 - Demora no recebimento de e-mails
Horários de grande tráfego de informações na Internet ou instabilidades momentâneas na rede podem causar atraso no recebimento de e-mails.

O que fazer:
Espere cinco minutos. Em alguns raros casos, é necessário esperar um pouco mais... Seja paciente!
Atenção: mensagens enviadas ao professor (por exemplo, para esclarecer dúvidas), demoram um pouco mais para serem respondidas. Mas, em geral, demoram menos de 24 horas.
 

2 - Provedor de e-mail com "anti-spam"
Este problema ocorre quando um aluno lê e envia e-mails diretamente da Internet, através de webmail, usando um provedor de e-mail como o "Hotmail", "Yahoo" ou "Terra".
Verifique se seu webmail possui "anti-spam", isto é, um filtro especial que impede a chegada de "lixo eletrônico" em sua caixa de entrada (por exemplo, e-mails com anúncios). Se um e-mail meu for confundido com "lixo eletrônico" ("spam"), ele não irá para a sua caixa de entrada; talvez ele vá parar em uma pasta chamada "Lixo" ou "Spam".

O que fazer:
Em geral, se você adicionar meu endereço de e-mail ao seu catálogo de endereços, isso fará com que minhas próximas mensagens cheguem em sua caixa de entrada e não sejam mais consideradas "lixo" ou "spam". Consulte a ajuda de seu webmail para saber mais.
 

3 - Endereço de e-mail incorreto ou com algum problema
Esse problema ocorre, por exemplo, quando o endereço de e-mail usado no cadastramento tem algum erro de digitação. Talvez o endereço de e-mail esteja desativado ou com falha de acesso. Dependendo das regras de seu provedor de e-mail, um endereço de e-mail pode ser desativado após um determinado número de dias sem ser utilizado.

O que fazer:
Refaça seu cadastro: na página de cadastramento, clique em "Fazer cadastro" e digite seu endereço de e-mail cuidadosamente. Lembre-se de que ele deve possuir, no máximo, 34 caracteres. Além disso, deve estar "funcionando"! Faça um teste, enviando um e-mail para si mesmo, antes de utilizar o endereço de e-mail no cadastramento.
 

4 - Programa gerenciador de e-mails ou anti-vírus em seu computador
Este problema ocorre quando um aluno lê e envia e-mails sem acessar diretamente da Internet. Em vez disso, usa um programa gerenciador de e-mails, como o "Outlook". Talvez esse programa esteja classificando meus e-mails como "spam". Ou talvez um programa anti-vírus instalado em seu computador esteja barrando meus e-mails. Nesses casos, talvez meus e-mails sejam direcionados a uma pasta de seu computador chamada "Lixo eletrônico", "Spam" ou "Quarentena".

O que fazer:
Em geral, se você acrescentar meu endereço de e-mail aos seus contatos, isso fará com que minhas próximas mensagens cheguem em sua caixa de entrada e não sejam mais consideradas "lixo" ou "spam". Consulte a ajuda de seu gerenciador de e-mails e a ajuda de seu anti-vírus para saber mais.
 

5 - Caixa de entrada cheia
Este problema ocorre quando um aluno lê e envia e-mails diretamente da Internet, através de webmail, usando um provedor de e-mail como o "Hotmail", "Yahoo" ou "Terra".
Se a quantidade de mensagens em sua caixa de entrada ultrapassou o limite estabelecido pelo seu webmail, você fica impedido de receber novos e-mails.

O que fazer:
Libere espaço em sua caixa de entrada, salvando em seu computador os e-mails importantes ou eliminando aqueles que desejar. Em seguida, refaça seu cadastro: na página de cadastramento, clique em "Fazer cadastro". E lembre-se de esvaziar sua caixa de entrada frequentemente!
 

Se precisar de ajuda adicional, fale comigo em aula! 
Para fazer ou alterar seu cadastro, clique aqui!
 

Centro de ajuda e informaçõesMenu do Ensino MédioImprimirPágina inicial