Um endereço de e-mail
é necessário em seu cadastramento. Assim você poderá,
por exemplo, esclarecer suas dúvidas mesmo fora do horário
de aula, através da troca de mensagens. Você também
poderá receber sua senha por e-mail, caso a esqueça.
Esta seção
foi criada para ajudar os alunos a evitar problemas no cadastramento e
no recebimento de e-mails.
Se você não
está recebendo e-mails, talvez seu problema seja um dos cinco relacionados
abaixo. Leia-os atantamente e observe as respectivas soluções:
1
- Demora no recebimento de e-mails
Horários
de grande tráfego de informações na Internet ou instabilidades
momentâneas na rede podem causar atraso no recebimento de e-mails.
O
que fazer:
Espere
cinco minutos. Em alguns raros casos, é necessário esperar
um pouco mais... Seja paciente!
Atenção:
mensagens enviadas ao professor (por exemplo, para esclarecer dúvidas),
demoram um pouco mais para serem respondidas. Mas, em geral, demoram menos
de 24 horas.
2
- Provedor de e-mail com "anti-spam"
Este problema ocorre quando
um aluno lê e envia e-mails diretamente da Internet, através
de webmail, usando um provedor de e-mail como o "Hotmail", "Yahoo" ou "Terra".
Verifique se seu webmail
possui "anti-spam", isto é, um filtro especial que impede a chegada
de "lixo eletrônico" em sua caixa de entrada (por exemplo, e-mails
com anúncios). Se um e-mail meu for confundido com "lixo eletrônico"
("spam"), ele não irá para a sua caixa de entrada; talvez
ele vá parar em uma pasta chamada "Lixo" ou "Spam".
O que fazer:
Em geral, se você
adicionar meu endereço de e-mail ao seu catálogo de endereços,
isso fará com que minhas próximas mensagens cheguem em sua
caixa de entrada e não sejam mais consideradas "lixo" ou "spam".
Consulte a ajuda de seu webmail para saber mais.
3
- Endereço de e-mail incorreto ou com algum problema
Esse problema ocorre, por
exemplo, quando o endereço de e-mail usado no cadastramento tem
algum erro de digitação. Talvez o endereço de e-mail
esteja desativado ou com falha de acesso. Dependendo das regras de seu
provedor de e-mail, um endereço de e-mail pode ser desativado após
um determinado número de dias sem ser utilizado.
O que fazer:
Refaça seu cadastro:
na página de cadastramento, clique em "Fazer cadastro" e
digite seu endereço de e-mail cuidadosamente. Lembre-se de que ele
deve possuir, no máximo, 34 caracteres. Além disso, deve
estar "funcionando"! Faça um teste, enviando um e-mail para si mesmo,
antes de utilizar o endereço de e-mail no cadastramento.
4
- Programa gerenciador de e-mails ou anti-vírus em seu computador
Este problema ocorre quando
um aluno lê e envia e-mails sem acessar diretamente da Internet.
Em vez disso, usa um programa gerenciador de e-mails, como o "Outlook".
Talvez esse programa esteja classificando meus e-mails como "spam". Ou
talvez um programa anti-vírus instalado em seu computador esteja
barrando meus e-mails. Nesses casos, talvez meus e-mails sejam direcionados
a uma pasta de seu computador chamada "Lixo eletrônico", "Spam" ou
"Quarentena".
O que fazer:
Em geral, se você
acrescentar meu endereço de e-mail aos seus contatos, isso fará
com que minhas próximas mensagens cheguem em sua caixa de entrada
e não sejam mais consideradas "lixo" ou "spam". Consulte a ajuda
de seu gerenciador de e-mails e a ajuda de seu anti-vírus para saber
mais.
5
- Caixa de entrada cheia
Este problema ocorre quando
um aluno lê e envia e-mails diretamente da Internet, através
de webmail, usando um provedor de e-mail como o "Hotmail", "Yahoo" ou "Terra".
Se a quantidade de mensagens
em sua caixa de entrada ultrapassou o limite estabelecido pelo seu webmail,
você fica impedido de receber novos e-mails.
O que fazer:
Libere espaço em
sua caixa de entrada, salvando em seu computador os e-mails importantes
ou eliminando aqueles que desejar. Em seguida, refaça seu cadastro:
na página de cadastramento, clique em "Fazer cadastro". E
lembre-se de esvaziar sua caixa de entrada frequentemente!
Se precisar de ajuda adicional,
fale comigo em aula!
Para fazer ou alterar seu
cadastro, clique aqui!
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